Navegação de Posts

Correr envelhece.

Viver envelhece, se aborrecer envelhece e até ser feliz envelhece.

Esse papo é a principal desculpa de quem odeia corrida, só que muito se fala sobre a corrida acelerar o envelhecimento, causar rugas e flacidez mas pouco se fala das entrelinhas.

Na verdade nem acho que a corrida seja tão mocinha assim, afinal de contas nos expomos ao sol, poluição, gravidade, e respiramos logo acabamos por produzir radicais livres em excesso.

Vou explicar.

Todas as nossas células respiram, certo?

Porém este mesmo processo que nos dá a vida, nos destrói. O oxigênio é o mocinho e o bandido, se por um lado necessitamos dele para sobreviver, é ele também que nos destrói: ao metabolizá-lo nossas células produzem os temidos radicais livres, substâncias que qdo produzidas em excesso causam a oxidação das células (que tb seu lado positivo pois tem a função de defesa orgânica) acelerando o processo de envelhecimento.

Óbvio que isso é péssimo, mas se levarmos em conta os outros tantos benefícios que a corrida nos traz, essa desculpinha de que corrida envelhece cai por terra.

Além de deixar o corpinho bonito e a cabeça no lugar, a corrida também:

Outra coisa é aprender a usar as coisas ao nosso favor:

Fazer musculação, usar bons filtros solares, beber muita água, se alimentar bem inserindo os antioxidantes naturais (farei um post sobre isso) e as cápsulas-amigas.

Tomo duas vezes por dia o suco de couve, e apesar de ser contra coisas sintéticas tipo Whey e afins, abri uma excessão por indicação da minha dermatologista Dra Elisabeth e da nutricionista Dra Amanda Miranda:

A Coenzima-Q10.

Essa substância está presente em praticamente todas as células do organismo e participa dos processos de produção de energia. Por ser essencial a esse processo, órgãos com maior demanda energética (como coração, cérebro, rins e fígado) apresentam maiores concentrações de CoQ10. Por sua capacidade de transferir elétrons e, portanto, atuar como um antioxidante, a Coenzima pode ser uma grande amiga pois ela reage neutralizando e inibindo a produção dos radicais livres e regenerando vitaminas E e C oxidadas.

Não é lindo?

Então, pra vida, tomo todos os dias uma cápsula com Coenzima e Betacaroteno. Nos dias de treino tomo antes do treino e nos dias sem corrida tomo quando lembro.

Demorei pra aderir mas como esse ano faço 30 e parar de correr não é uma opção, quero amenizar os efeitos dessa ladeira o quanto antes.

corrida11

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *