Sal de ervas

Sal de ervas

O sódio é um mineral importantíssimo para o correto funcionamento do organismo, já que ele é responsável por regular a quantidade de líquido dentro e fora das células. A quantidade diária recomendada de sal (cloreto de sódio) na alimentação é de até 4gr, porém o consumo do brasileiro pode chegar ao triplo disso.

Quando consumimos produtos industrializados, estamos ingerindo grandes quantidades de sódio, que em excesso, causa retenção de líquido no organismo, podendo levar à hipertensão arterial e problemas renais.

Para reduzirmos a ingestão de sódio devemos consumir menos produtos industrializados e mais produtos naturais. Porém, além disso, podemos lançar mão de uma estratégia muito difundida no meio da nutrição, que além de nos ajudar  nessa missão de reduzir  a ingestão de sal, deixa a comida muito mais saborosa, que é o sal de ervas. Abaixo coloco uma figura de uma campanha da prefeitura de São Paulo que ilustra muito bem a forma correta de preparar esse sal.

Esse sal também tem muitos benefícios para a saúde, por conta das ervas utilizadas, pois cada uma tem ações importantes ao organismo.

– Alecrim: efeito antimicrobiano, antisséptico e cicatrizante.

– Manjericão: antiinflamatório e broncodilatador (efeito importantíssimo para o melhor funcionamento das vias respiratórias).

– Orégano:  antioxidante, antibacteriano e antiinflamatório.

– Salsinha: diurética, estimulante gástrica, antisséptica e antioxidante.

Bon Appetit!

Comments are closed.